Muito nublado

Quinta | 19 Julho

22C

27

19

A não perder < voltar

Angola vai participar pelo 2º ano consecutivo na Odisseia Ranger

05/05/2015 | Fonte: www.sapo.ao

A edição de 2015 da Odisseia Ranger da Ford já foi oficialmente lançada, encontrando-se agora abertas as inscrições para quem procura ter uma aventura cheia de acção e obter uma experiência marcante para recordar toda a vida.

A competição tem lugar entre os dias 30 de Abril e 4 de Agosto e os participantes deverão registar-se no site, interagir visualizando o conteúdo - incluindo os blogues diários, fotografias e vídeos - e marcar um test drive a partir de 18 de Junho. Cada interação atribui pontos e quanto mais vezes visitar o site maiores são as possibilidades de ganhar.

Até 15 de Maio, os angolanos podem inscrever-se para participar nesta aventura através do site www.rangerodyssey.com.

Os 20 finalistas vão fazer um percurso através de um trilho difícil, o Trilho da Desolação, na região noroeste da Namíbia. A Competição é individual, com um grande prémio que inclui conduzir uma pick-up Ford Ranger durante um ano e cerca de 50.000 Kwanzas por mês para combustível
 
A terceira edição da Odisseia Ranger contará com um total de 20 participantes que vão conduzir através da região noroeste da Namíbia, numa expedição de 12 dias que promete levar os participantes ao seu limite.

Após a exploração, no ano passado, do Kaokoland no extremo nordeste da Namíbia, o novo percurso para 2015 segue a direcção noroeste e atravessa a região de Damaraland. A aventura começa em Spitzkoppe e percorre Palmwag, Khuwarib e o trilho árido e implacável do Trilho da Desolação que segue o rio Huab até ao Vale da Desolação.

Além de terem de enfrentar provas fora de estrada duríssimas, das planícies desérticas a leitos de rio suaves e trilhos rochosos árduos, os concorrentes vão ter a oportunidade de contemplar algumas das vistas mais deslumbrantes da região, na qual se incluem uma cratera em Palmwag que é património da UNESCO ou Brandberg, a montanha mais alta da Namíbia com mais de 2.600 metros.

"A Odisseia Ranger é um evento único que oferece a indivíduos dinâmicos com espírito de aventura a possibilidade de verem algumas das zonas mais espetaculares de África" afirma Tracey Delate, Director-Geral de Marketing da Ford Motor Company da África do Sul (FMCSA)."Também lhes permitirá percorrer alguns dos trilhos 4x4 mais remotos e acidentados de África ao volante do Ranger "Built Ford Tough", afirma. 

Embora a experiência única seja por si só um prémio excepcional, há também a motivação do grande prémio, que inclui conduzir uma pick-up Ford Ranger durante um ano e receber cerca de 50.000 Kwanzas por mês para combustível.

A primeira Odisseia Ranger, em 2012, contou com cerca de 700 inscrições. No ano passado, mais de 8.000 pessoas inscreveram-se na competição e prevê-se que este número aumente ainda mais este ano devido ao alto nível e notável sucesso deste evento.

O objectivo competitivo da Odisseia Ranger foi intensificado para a edição de 2015, na medida em que será uma competição individual com uma tónica mais forte na obtenção de pontos em desafios especiais, que em última instância ditarão o vencedor geral.

Mas não se trata apenas de uma prova puramente física. Existe um grande equilíbrio entre exercícios físicos e mentais permanecendo como elemento chave a resistência global no ambiente implacável da Namíbia.

O processo começa com a abertura das inscrições e os interessados em participar deverão registar-se online em www.rangerodyssey.com até 15 de Maio. A candidatura obriga à entrega de uma curta biografia pessoal, acompanhada de uma fotografia "selfie" tirada com uma Ford Ranger com a marca Odisseia em qualquer concessionário Ford.

Após as inscrições, uma comissão da Ford vai analisar as candidaturas e reduzi-las para 15 concorrentes que vão ser postos à prova num desafio a decorrer em Luanda, no próximo dia 23 de Maio. Uma prova que vai poder comprovar as capacidades de condução em 4x4, o espírito de equipa e o domínio da língua inglesa.

Os dois concorrentes seleccionados no dia 23 de Maio, vão participar num treino de campo de quatro dias no Karoo, na África do Sul, entre 18 e 21 de Junho.
O programa intensivo de treinos e de avaliação determinará aqueles que são suficientemente resistentes para embarcarem na aventura de 12 dias na Namíbia, uma vez que só serão escolhidos 20 finalistas para a expedição única, que decorrerá entre 23 de Julho e 3 de Agosto.

Em toda a Odisseia Ranger na Namíbia, os concorrentes serão avaliados todos os dias sobre uma grande variedade de aspectos, incluindo capacidade de condução fora da estrada, comunicação, conhecimento do veículo e localização, bem como resistência física e psicológica. Existirão também vários exercícios especiais criados ao longo do percurso para testar a aptidão em termos de técnicas de recuperação de veículo e navegação.

Na edição de 2015 a competição inclui duas fases de eliminação, nas quais os dois concorrentes com pontuações mais baixas abandonarão o grupo no quarto dia, seguidos por outros 4 concorrentes no décimo dia.

O site da Odisseia Ranger incluirá uma tabela de liderança que será actualizada diariamente com as pontuações. No entanto, os organizadores introduziram um elemento de mistério e intriga, mantendo segredo sobre as pontuações e o ranking dos melhores classificados, até à divulgação do vencedor no dia 11 de Agosto no evento Ford's Go Further, em Sandton, na África do Sul.

A Odisseia Ranger apoiará mais uma vez um projecto comunitário que, este ano, beneficiará a comunidade de Palmwag que dirige a concessão local de 4x4 na região.
Para aqueles que não conseguirem ir à Odisseia, bem como as famílias e amigos dos 20 finalistas, existe um bónus adicional através da competição "Back Seat Driver" no website da Odisseia Ranger.

A competição tem lugar entre os dias 30 de Abril e 4 de Agosto e os participantes deverão registar-se no site, interagir visualizando o conteúdo - incluindo os blogues diários, fotografias e vídeos - e marcar um test drive a partir de 18 de Junho. Cada interação atribui pontos e quanto mais vezes visitar o site maiores são as possibilidades de ganhar.

Ao todo serão entregues 16 prémios, atribuídos a cada três dias com base nas pontuações mais altas, conforme indicado na tabela de liderança do Back Seat Driver, que será actualizada após cada período de três dias. Os participantes podem ainda ganhar um dos prémios intermédios, que incluem de óculos de sol Oakley, Câmara de Acção Garmin Virb Elite e GPS Garmin Nüvi.

Todos os participantes ficam qualificados para o grande prémio - um GPS Garmin Montana - que será atribuído à pessoa que conseguir a pontuação mais elevada durante toda a competição.

Para mais informações sobre a Odisseia Ranger visite www.rangerodyssey.com e siga @FordSouthAfrica noTwitter usando o hashtag #RangerOdyssey. Também pode gostar de nós no Facebook (www.facebook.com/FordSouthAfrica). 
 

Sobre a Ford Motor Company 

A Ford Motor Company é uma empresa líder da indústria automóvel com sede em Dearborn, Michigan, Estados Unidos, e fabrica e distribui automóveis nos seis continentes.

Comentários