Nuvens com abertas

Quarta | 23 Maio

22C

30

21

A não perder < voltar

Engenheiro Tiago Caravana fala dos benefícios do consumo de vinho

16/06/2016 | Fonte: www.sapo.ao| Isabel Bernardo

Além do vinho ser uma óptima bebida para consumir com amigos, pessoas especiais e acompanhar muito bem as nossas refeições, ele possui diversos benefícios para a saúde. O consumo moderado e regular de vinho pode inclusive ajudar na prevenção de diversas doenças.

O SAPO esteve à conversa com o Engenheiro Tiago Caravana, responsável dos Vinhos do Alentejo em Angola,  que nos falou das vantagens e desvantagens que um consumidor de vinhos pode ter.

"São bons exemplos: o menor risco de doenças cardiovasculares (arteriosclerose, diminui a pressão arterial, previne tromboses e enfartes); a redução do risco de doenças renais; o combate à obesidade, dado que ajuda a desfazer gorduras, a melhoria da digestão e do sono e, como consequência destes e de outros benefícios, o vinho leva a um aumento da esperança de vida", disse.

Para o engenheiro, o mercado Angolano é o principal mercado de exportação para os Vinhos do Alentejo, tendo sido exportados 4 milhões de litros no ano de 2015. Dentro do segmento de vinhos de qualidade exportados para Angola, os Vinhos do Alentejo recebem, tal como em Portugal, a preferência dos consumidores angolanos.

Com a actual crise em Angola, os vinhos alentejados também foram afectados, entretanto não têm actividade comercial de venda de vinhos directa. "Ao que sabemos tem havido muitas dificuldades da parte de alguns produtores, mas a verdade é que os nossos vinhos continuam a ser exportados e consumidos em Angola", explicou.

Tiago falou também sobre as vendas do primeiro trimestre de 2016. "O primeiro trimestre de 2016 registou algumas quebras devido aos problemas económicos que Angola atravessa, no entanto o preço do barril do crude já aumentou quase 60%, pelo que estamos expectantes para ver como se vai desenrolar o resto do ano".

Comentários