Céu limpo

Domingo | 23 Setembro

26C

26

22

A não perder < voltar

Finalista angolana seleccionada para a Odisseia Ranger da Ford

25/06/2015 | Fonte: SAPO

Quatro dias intensos, repletos de acção, avaliação e formação no Boot Camp, realizados na pequena cidade de Karoo, em Prince Albert, entre 18 e 21 Junho, levaram à selecção dos 20 melhores concorrentes para a Odisseia Ranger 2015 da Ford  na Namíbia.

Um total de 38 concorrentes participaram no Boot Camp, tendo sido escolhidos entre milhares de inscrições Online recebidas para o evento deste ano em através dos eventos que os concessionários organizaram nos mercados seleccionados da África Subsariana. O grupo foi composto por 29 sul-africanos, juntamente com quatro participantes da Nigéria, dois de Moçambique e da Costa do Marfim, e um de Angola.



Deborah Almeida, de 29 anos, oriunda de Luanda, ficou apurada no Boot Camp e representará Angola no evento final.


Deborah é farmacêutica e possui uma experiência comprovada em ralis, tendo competido em várias provas desde 2012, como os campeonatos de rally em Angola,  entre outras "A última prova foi muito difícil, acabei em oito horas, num clima muito frio, com a travessia difícil de rios, num Buggy 4x2“Toda a minha família está envolvida com carros e automobilismo e estou ansiosa para partilhar alguns dos conhecimentos que adquiri no Boot Camp com eles ", referiu a concorrente.

Juntamente com o resto dos participantes do Boot Camp, a aventura de Deborah começou na quinta-feira, 18 de Junho, com instruções detalhadas sobre os aspectos teóricos da Ford Ranger 4x4 e condução em geral, juntamente com as informações cruciais de técnicas de recuperação de veículo. Depois a equipa teve de transportar a sua bagagem a pé até à área de acampamento, a cerca de 2.5km de distância, onde montaram as tendas, para passarem a noite de Inverno sob as estrelas.

Na sexta-feira os participantes partiram às 5 da manhã para aquecerem, num percurso de nove quilómetros de trilho. Depois tiveram a primeira oportunidade de levar a poderosa Ford Ranger para fora da estrada e percorrer o leito seco do rio Gamka, a 12 km de Prince Albert, onde foram colocados uma série de obstáculos desafiadores e que para muitos, no grupo, foi a primeira vez que tinham conduzido a Ranger ou conduzido off-road.

Desde a escalada de bancos de areia, a subidas e descidas rochosas desafiadoras, os trilhos eram apertados e técnicos mas tinham de tudo e os participantes ficaram maravilhados com a capacidade que a Ranger provou ter em tarefas particularmente intimidantes. Aprender como é feita a recuperação de veículos é fundamental antes de embarcar em qualquer expedição 4x4 - e em particular nas rotas difíceis e remotas previstas para este ano na Odisseia Ranger 2015, no extremo norte ocidental da Namíbia. Os instrutores Ford levaram os participantes a operar guinchos com um jack de alta elevação usando ascensores e cordas de recuperação para libertar um veículo encalhado.

O terceiro dia focou-se essencialmente em condução segura e os participantes revezaram-se atrás do volante numa frota de 17 veículos para atravessarem a belíssima passagem de Swartberg, conduzindo através de Groenkloof até Calitzdorp com a paisagem cénica de Seweweekspoort.

Com o cansaço e a fadiga a começarem a fazer-se sentir, o quarto dia começou ainda mais cedo, às 04.30 da manhã, com instruções sobre navegação GPS dadas pela equipa do Navworld que está a fornecer as unidades Garmin para serem usadas na Odisseia Ranger.

A avaliação final foi composta por uma entrevista com o júri composto pelos instrutores da Ford, a tripulação, meios de comunicação e um representante da Ford África do Sul. Ao longo do Boot Camp os participantes foram pontuados e avaliados diariamente em variados aspectos, incluindo atitude geral e interacção com o grupo, compreensão de elementos práticos e teóricos de condução 4x4, capacidade de comunicação e liderança, bem como comportamento geral.

Comentários