Nublado

Domingo | 23 Fevereiro

31C

32

25

A não perder < voltar

Mintur lança concurso de "startups" de turismo

29/01/2020 | Fonte: SAPO/Angop

O Ministério do Turismo (MINTUR) e a Empresa Platina Line procederam esta terça-feira, em Luanda, ao lançamento oficial do prémio "Startups de Turismo em Angola", para ajudar na transformação digital no sector do turismo.

O concurso "Startups de Turismo em Angola" é uma competição que visa encontrar e fomentar o desenvolvimento de "startups" que ajudem na transformação digital no sector do turismo.

A iniciativa constitui uma oportunidade para os empreendedores mostrarem o compromisso com a inovação e com a transformação do turismo num dos principais pilares da economia.

O concurso Startups de Turismo em Angola é também uma competição que visa encontrar o melhor aplicativo informático que ajude a fomentar e a transformar a actividade turística no país.

Na ocasião, o Ceo do Platina Line e mentor do projecto, Sarchel Necesio, informou que as inscrições começaram hoje na sala de cinema do Belas Shopping, em Luanda.

Os interessados devem formalizar as suas candidaturas até a segunda semana de Abril, através do endereço http://­startupsdeturismoango­la.com/inscrição/.

De acordo com o mentor, o concurso tem a duração de 6 meses, a contar a partir do lançamento oficial e está distribuído por fases.

Entre Fevereiro e Junho, acontece um Roadshow pelos institutos médios de especialidade e selecção dos finalistas.

Em Julho e Agosto, um Road Show pelas universidades de especialidade, selecção dos finalistas (triagem).

Em Setembro será feito o anúncio dos finalistas, entrega dos prémios e envio de comunicado oficial com anúncio do vencedor.

O prémio pretende estimular a criatividade, criação de um ambiente de comunicação massivo e ao mesmo tempo abrangente, criação de uma comunicação clara e com poucos ruídos, um projecto inclusivo e abrangente e colher contribuições para o sector.

O Prémio de Startups de Turismo é organização da Platina Line com o apoio institucional do Ministério do Turismo com a colaboração do  Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e o Ministério do Ensino Superior e da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Na cerimónia, a ministra do Turismo, Ângela Bragança, referiu que o turismo nacional pode beneficiar da transformação digital, através das “startups”, tecnologias que podem gerar novas oportunidades de empregos.

Para a responsável do departamento ministerial,  “startups” como plataforma digital trás soluções económicas, cómodas e eficientes, na medida em que vai valorizar as ofertas turísticas disponíveis e coloca-las a disposição d turista em tempo útil.

De acordo com titular da pasta do Turismo, a criatividade no domínio das novas tecnologias estimula o empreendedorismo e cria um movimento nacional em busca de posições para o desenvolvimento do turismo no domínio de gestão da sustentabilidade, da melhoria da qualidade e dos custos das viagens.

Na sua óptica, a ideia da “startups” é promover cada vez mais o empreendedorismo por via da base tecnológica, podendo gerar novas oportunidades para gerar empregos.

Comentários