Muito nublado

Quinta | 19 Julho

22C

27

19

A não perder < voltar

Octávio Neto: “Angola precisa de referências na cozinha. Nós, os cozinheiros, estamos a trabalhar para isso”

03/03/2018 | Fonte: SAPO| Priscila Jorge

Chefe de cozinha com mais de cinco anos de experiência, Octávio Neto vai marcar presença na primeira edição do Delta Gourmet Experience, uma experiência gastronómica que envolverá o uso do café em diversos pratos. Em entrevista ao SAPO, Octávio Neto falou sobre a sua profissão e deu detalhes sobre o desafio que se aproxima.

Octávio Neto, que actualmente é o responsável da cozinha do restaurante Café Del Mar, iniciou a carreira na escola de hotelaria e turismo do Estoril, em Portugal. Para si, a participação no Delta Gourmet Experience é de grande importância para a sua profissão.

“Infelizmente, o café não é tão querido dos angolanos, apesar de ter tido o seu início em África. Nós angolanos não consumimos muito o café, mas acho que com estas iniciativas, como a da Delta, poderá gerar-se mais interesse”, salienta.

Octávio, que nos últimos dias se tem preparado para esta grande experiência, fazendo vários testes com a comida, explicou que para o dia 16 de Março, data em que está marcada a apresentação do seu prato, será tudo diferente do que está agora a preparar. “Ainda tenho muito tempo para treinar, brincar e mexer um pouco com as peças. Acredito que tudo pode acontecer no período de experiência.”

O chefe de cozinha, que já foi convidado para outros desafios culinários, afirmou que a experiência com o café é boa e muito importante, pois pode seduzir quem está lá fora, mostrando Angola como um país interessante ao nível da gastronomia.

“Acho que Angola deve ter referências na cozinha. Nós, os cozinheiros, estamos a trabalhar para isso, para chegar mais longe”, frisa.

Octávio Neto começou a sua formação na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, em Portugal, tendo sido, depois, consultor do refeitório da TV Zimbo, chefe nos hotéis Praia Mar, Executive Hotel Samba e Roça das Mangueiras, assim como chefe do restaurante Coconuts. Actualmente está à frente da cozinha do Café Del Mar. Para acompanhar seu trabalho, clica aqui.

Comentários