Nuvens com abertas

Quarta | 23 Maio

22C

30

21

A não perder < voltar

Serras da Xxila: O primeiro vinho angolano

30/06/2015 | Fonte: www.sapo.ao

No final do Fórum Empresarial Angola-Portugal, realizado no passado dia 23 de Junho, no Hotel Epic Sana, em Luanda, foi apresentado aos presentes o Serras da Xxila, o primeiro vinho angolano.

Surpreendendo pela qualidade e pela agradável apresentação estética, o Serras da Xxila, oriundo da casta angolana Muzondo Menga Ixi, do Cuanza Sul, é produzido e engarrafado no Rancho de Santa Maria, propriedade de Higino Carneiro, prestigiado General do Exército pngolano e actual governador da província do Cuando Cubango.

Com a marca ‘Feito em Angola’, este é um vinho de 2013, com uma acidez de 4.19 e com um teor alcoólico de 15%. Fez o seu estágio em barrica de carvalho francês e americano durante um ano e é frutado com notas de framboesa, amoras e especiarias.

Num pequeno texto escrito no rótulo da garrafa, Francisco Higino Lopes Carneiro reconhece ter sido um sonho, para si e para a sua família, a produção de um vinho de qualidade em Angola.:“Espero que tenham tanto prazer em bebê-lo como tivemos em produzi-lo”, escreveu.

Para breve, da mesma quinta, prevê-se o lançamento de um vinho tinto de reserva 2013, em estágio há três anos, produzido a partir das castas europeias Touriga Nacional, Malvechet, Alicante Bouchet, Pinot Noir e Cavenet Bavignon.

Com um investimento que ronda os 16 milhões de dólares desde 2008, outros produtos vinícolas, produzidos no Rancho de Santa Maria, estão já a ser produzidos e serão apresentados ao mercado em breve. Deles fazem parte um vinho branco de 2014, aguardentes e licores que, para já, serão de laranja, limão, café e maracujá.

Está prevista também a curto prazo a plantação de oliveiras com o objectivo de produção azeite.

Comentários