Muito nublado

Quinta | 23 Novembro

25C

30

24

A não perder < voltar

Social Team realiza expedição de turismo-aventura em Angola

13/09/2017 | Fonte: www.sapo.ao

O Social Team, grupo multidisciplinar focado na competição e desenvolvimento de actividades sócio-desportivas, estreou-se na organização da mais antiga expedição de turismo-aventura de Angola com a organização do Raid Cacimbo Cuca 2017.

Na estrada e na picada, durante 15 dias por 11 províncias, aquela que é a maior expedição turística do país, realizada de 23 de Julho a 6 de Agosto, foi composta por três grupos, o estreante das “Andorinhas”, os “Leões” e os “Veteranos Cacimbados”, proporcionando momentos ímpares de descoberta de novos pontos turísticos e culturais em Angola.



 Segundo o comunicdado de imprensa, a primeira semana da expedição teve como momento alto a ida à Lagoa do Rio Kuito, percurso considerado pela organização como duro mas bonito, um troço em mata serrada em que o grupo chegou a demorar nove horas para percorrer cerca de 60 quilómetros de viagem.

Como todo o Raid, este teve imponderáveis. Avarias mecânicas, erros de navegação, troços com obstáculos de difícil transposição, uma noite passada no carro, um verdadeiro teste ao espírito de camaradagem e resiliência do grupo, mas deveras gratificante pelos pequenos momentos e pequenos pormenores que o tornam único como ele é.

Foram momentos como a pernoitando centro do Chitembo, numa espécie de “Big Brother Raid Cacimbo” com centenas de pessoas à volta do acampamento para apreciar os hábitos e costumes dos Cacimbados, ou mesmo uma experiencia de Tiger Fishing ás margem do Rio Cubango, já no lado da Huíla, as fogueiras de Cacimbo regado com “organizer” e boa disposição, céus estrelados dignos de registos fotográficos, Cozido á Portuguesa e um bom funge como só as cotas o sabem fazer, acordar com temperaturas próximas dos 0º C e ir aquecer as mãos numa chávena de café quente feito na cafeteira.


30 Participantes e 12 carros, percorrendo cerca de 3.800 km (três mil e oitocentos quilómetros) pela picada e estradas das províncias de Luanda, Bengo, Kwanza Norte, Malange, Bié, Moxico, KuandoKubango, Huambo, Benguela e Kwanza Sul.

Esta edição contou com o patrocínio da cerveja Cuca, um aliar de duas marcas com história em Angola, que viria a brindar os participantes com uma visita à icónica fábrica da SOBA Catumbela, sempre dentro do espírito de aventura e descoberta característicos do Raid Cacimbo.

"É uma grande honra para o Social Team organizar a 21ª edição desta que é a maior expedição turística de Angola que, apesar das adversidades constatadas no percurso, teve como bandeira a resiliência para o cumprimento dos nossos objectivos. Pretendemos continuar com esta máquina 'fazedora de histórias'".



De referir que o Raid Cacimbo conta com mais de 20 anos de história, ao longo dos quais foram exploradas as 18 Províncias de Angola e quatro países africanos, percorridos milhares de quilómetros por vias principais, secundárias e terciárias, de encontro a comunidades em lugares esquecidos no tempo e as mais belas e inusitadas paisagens africanas.


Para Kerlan Costa, um dos estreantes do grupo das “Andorinhas”, "participar do Raid Cacimbo é muito mais que turismo, é uma experiência única conhecer melhor o nosso país".

Comentários