Nublado

Terça | 20 Agosto

31C

32

25

Descubra o País < voltar

A partilha da arte

01/06/2013 | Fonte: © Austral, Revista de Bordo da TAAG (Maio/junho2013)

© Revista Austral

“Arte Partilhada” foi uma exposição colectiva que se destinou a “partilhar com a comunidade, várias fases, estilos e autores da pintura angolana”. Obras de vários pintores angolanos estiveram reunidas de 28 de Fevereiro a 29 de Março deste ano no Instituto Camões – Centro Cultural Português, em Luanda.

Tratou-se de uma mostra da colecção particular de pintura do Banco Millennium Angola, que exibiu 22 obras dos artistas plásticos Neves e Sousa, Eleutério Sanches, Raul Indipwo, Gracinda Candeias, António Ole e Álvaro Macieira, com tons escolhidos no sentido de caracterizarem o continente africano. Segundo a curadora Maria Madalena de Vilhena, a exposição foi dominada pelas cores amarela ocre, verde e castanho, “que fazem lembrar ambientes de diferentes países africanos”

O público teve a oportunidade de apreciar as obras de António Ole “O Pensador Viajante”, “Os Anos da Seca”, “A Revelação do Espaço com o Tempo” e “A Natureza do Mundo”, bem como de Eleutério Sanches “Gente do Trabalho”, “Cabeça de Negros”, “Cactos”, “Poema que Ninguém Escreveu” e “Família”. De Neves e Sousa estiveram patentes, entre outros, os quadros “Desfiladeiro em Moçambique” e “Sem Título”. De Álvaro Macieira, destaques para as pinturas “Xietu” e “Paisagem Quente Angola”, e de Raúl Indipwo, “Boaida” e também “Sem Título”.

Comentários