Céu limpo com poucas nuvens

Sábado | 20 Janeiro

30C

29

24

Descubra o País < voltar

Dia Mundial da Fotografia

Para bem fotografar todos os dias são bons

19/08/2012 | Fonte: Por Maria Mussolovela

Fotos: African Stories

O Dia Mundial da Fotografia celebra-se desde 1840 no dia 19 de Agosto.  A fotografia, como a conhecemos hoje, foi descoberta pelo francês Louis M. Daguérre. Para assinalar o dia apresentamos 10 dicas de como tirar uma boa fotografia.

Este processo artístico, na forma digital, ganhou uma popularidade tão grande que actualmente é a que mais utilizamos, principalmente nas máquinas compactas. O SAPO apresenta-lhe 10 dicas para capturar as melhores imagens com a sua máquina.

1.    Antes de comprar, verifique as especificações das máquinas

Atenção ao zoom. Escolha a câmara com o zoom óptico maior. Na maior parte das máquinas compactas, quanto maior for o zoom, melhor.

2.    Aproxime-se do seu objecto

Sempre que encontrar alguma coisa para fotografar, chegue-se mais perto dela para um disparo “mais certeiro”. Os detalhes são, muitas vezes, mais interessantes do que uma visão global.

3.    Utilize a regra dos três terços

Imagine que a sua imagem está dividida - em 9 partes iguais - por duas linhas verticais e duas horizontais. Posicione os elementos mais importantes nos pontos onde essas linhas se cruzam. Algumas máquinas têm a opção de sobrepor esta regra ao ecrã, tornando-a mais fácil de usar.

4.    Deixe claro o seu ponto de vista

A forma como olhamos para o nosso objecto tem um impacto enorme sobre a composição da nossa foto. Pensar no assunto afecta bastante a mensagem que o resultado do disparo transmite. Pode, a título de exemplo, fotografar do alto, do chão, de lado, de muito longe ou de muito perto, etc.

5.    Tenha em conta a luz

O flash pode ter um papel fundamental na sua fotografia. Em situações com muita luz desligue-o e utilize a iluminação natural. Desligar o flash ajudará a captar a luz ambiente e ter imagens mais naturais. Outras situações, pelo contrário, pedem a ajuda extra de um flash como a luz solar intensa ou os dias mais escuros. Outra das utilizações que pode ser feita é usar o flash quando se tira a foto contra a luz, já que sem este a imagem fica estragada.

6.    Corte os detalhes desnecessários

O assunto principal na nossa foto pode ser tão pequeno que, muitas vezes, perde-se entre a confusão e o “ruído” de fundo. Recorte os elementos que não merecem tanta atenção (ver dica 10).

7.    Dispare muitas vezes

Tire várias fotos e veja os diferentes resultados. Praticando, aprende-se mais rápido e não terá qualquer custo adicional. Se não gostar, apague e continue a disparar.

8.    Seja rápido

Os melhores momentos podem desaparecer num ápice. Seja rápido e ágil para não perder os melhores objectos.

9.    Pesquise e leia sites sobre fotografia

Lendo o que os especialistas escrevem e vendo o que eles fotografam vai aprender muita coisa.O meu olhar ou o African stories podem ser bons sítios para começar.

10.    Use programas de edição para aperfeiçoar as fotos

O Photoshop é o mais famoso e usado por profissionais, embora também haja especialistas na área que trabalhem com o Lightroom. Se não quiser gastar dinheiro num programa de edição fotográfica, pode usar ferramentas gratuitas como o Picasa da Google, o Microsoft Office Picture Manager que vem instalado com o Sistema Operativo Windows ou ainda o Picmonkey, um editor online que lhe permite mexer e brincar com as suas fotos de forma rápida e fácil. Entre outras funcionalidades, pode alterar a dimensão, corrigir a cor ou remover o “ruído” e ajustar a luminosidade.

Para bem fotografar, pode não ser um profissional, mas deve considerar uma série de elementos indispensáveis a esta arte. Para bem fotografar, verifique, por exemplo, a iluminação para que a fotografia fique bem exposta e meça bem o enquadramento para que a sua foto fique com os elementos equilibrados. Para bem fotografar todos os dias são bons. Por isso celebre o 19 de Agosto durante todo o ano.

Comentários