Muito nublado

Sábado | 23 Setembro

23C

28

23

Descubra o País < voltar

Viajar de carro

É possível viajar por grande parte do país sem problemas de maior

25/03/2009 | Fonte: © www.sapo.ao | T.P.

Foto: T.P.

Angola é um país em plena reconstrução e actualmente a paisagem está a modificar-se com milhares de kilómetros de novas estradas.

Hoje em dia é possivel viajar por grande parte do país sem problemas de maior, mas no entanto recomenda-se algumas precauções para que um programa de uma  agradável viagem não seja estragada por falta de alguns pequenos cuidados.
 
Se possível é conveniente irem dois carros. Em caso de falha de algum o outro pode prestar auxílio.
 
Antes da viagem:
Verifique os níveis de oleo e água do radiador. Rectifique se necessário a pressão dos pneus (não esquecendo o sobresselente)
 
O que levar:
Número de telefone do mecânico. Pode ser muito util em caso de algum problema menor ou possível diagnóstico ao telefone.
 
Jericans
Pelo sim pelo não, recomenda-se levar dois jericans de quinze litros, que lhe dará uma autonomia mais razoável, em caso de falta de combustível em alguns postos de abastecimento. Escolha uns azuis com vedante e funil incorporado no tampão. Apesar de mais caros que os vulgares amarelos, vale a pena pelo vedante que não liberta cheiro e não ter ainda de levar um funil. Em Luanda nem todas as bombas de gasolina enchem jericans (informe-se previamente e atempadamente em quais é permitido o enchimento de jericans).
 
Cinta de reboque
Para usar em casos limite. Pode ter necessidade de ser rebocado até à oficina mais próxima.
Se tiver de ser rebocado atenção que determinados carros o travão de pé não funciona com o motor desligado.
Se possivel mantenha o motor em funcionamento. Caso não seja possivel use o travão de mão suavemente. Ligue sempre os 4 piscas.

Bomba de ar de pé (ou compressor de ligar ao isqueiro)
Muito util caso precise de andar em pistas de areia. Em areia é altamente recomendável esvaziar os pneus até estes fazerem uma espécie de bochecha. Diminui consideravelmente os riscos de atolanços. Quando regressar ao alcatrão reponha a pressão de ar.
 
Óleo
Leve sempre óleo adicional. Em caso de necessidade, em algumas zonas de Angola pode ser dificil de encontrar .
 
Água
Garrafão de água para o radiador.

ATENÇÃO: Em sobreaquecimento deixe arrefecer o motor e só depois rectifique o nível de água. Colocar água fria com o motor quente pode danificar irremediavelmente o motor.
 
Abastecimento:  Evite deixar passar o depósito de menos de metade da capacidade. Os postos de abastecimento nem sempre são frequentes.
 
Se por avaria tiver necessidade de parar, e  obviamente se possível, faça-o numa zona que permita ficar fora de vista da estrada. Por razões de segurança, mais vale prevenir, se houver necessidade do carro pernoitar na zona até conseguir assistência.

Outros objectos úteis:

Toalhitas húmidas;
Sacos de plástico (para trazer compras, fruta, legumes, etc);
Pequena faca ou canivete suiço;
Geleira;
Guardanapos.

Comentários