Céu limpo com poucas nuvens

Quarta | 21 Novembro

29C

30

26

Descubra o País < voltar

Festa de Nª Srª da Muxima

Milhares de fiéis devotos à Mamã Muxima

08/08/2012 | Fonte: Por Mariana Rodrigues

Fotos

Foto: Mariana Rodrigues

Fotos

  • Peregrinação à Nossa Sra. da Muxima
  • Peregrinação à Nossa Sra. da Muxima
  • Peregrinação à Nossa Sra. da Muxima
  • Peregrinação à Nossa Sra. da Muxima
  • Peregrinação à Nossa Sra. da Muxima
  • Peregrinação à Nossa Sra. da Muxima

Peregrinação à Nossa Sra. da Muxima1 de 6

Falar da peregrinação à Nossa Sra. da Muxima, é falar do maior evento religioso católico que acontece em Angola há quase 51 anos.

A peregrinação à muxima é realizada na vila com o mesmo nome, no município da Kissama, província de Luanda.

Entre os presentes podemos encontrar pessoas vindas de todo país, crianças, jovens adultos e idosos, cristãos e não só todos unidos com a mesma finalidade: enriquecer a espiritualidade e pedir que suas preces sejam atendidas, o que só demonstra que se presta uma devoção especial a mama muxima, pois acreditam ser fazedora de milagres e dadora de muitas bênçãos.

Ao contrário dos outros anos, este ano com um mês de antecedência, já que o normal é ser realizada na primeira semana de Setembro, a peregrinação aconteceu nos dias 4 e 5 de Agosto, dando assim aos fiéis a oportunidade de orarem pelas eleições gerais de 31 de Agosto.

Cerca de 20 mil fieis entre eles o governador da província sua excelência Sr. Bento Bento, assistiram à cerimónia conduzida por Dom Filomeno Vieira Dias, Bispo da Diocese de Cabinda que sublinhou o seguinte:

“Somos um povo com uma história e muitas particularidades, as nossas raízes são cristãs e não podemos esquecer-nos disso nunca. É importante semear a fraternidade e o amor ao próximo” realçou.

Em declarações ao SAPO, o senhor Aires de Lemos, morador do município de Belas, disse que desde o fim do mês de Julho preparava a sua vinda a muxima.

Segundo o crente “A Mamã Muxima atende a todas as minhas preces, por isso vir até à peregrinação constituí motivo de satisfação e agradecimento” confessou.

Já a jovem Felismina Cassova, da província do Huambo, disse que esta era sua primeira viagem à vila da muxima e queria confirmar se realmente a santa faz ou não milagres.

“Tenho muitos problemas, e acho que só a Mamã Muxima me poderá ajudar, tenho fé”, confessou.

A peregrinação a Muxima acontece anualmente, é um evento realizado pela igreja católica. É de salientar que a cada ano aumenta o número de peregrinos que se dirigem ao santuário da santa mais conhecida de Angola.

© www.sapo.ao

Contactos

Morada
Kissama - Luanda

Contactos

Comentários