Céu limpo com poucas nuvens

Terça | 19 Junho

25C

26

21

Descubra o País < voltar

LNL Além Fronteiras: Barra do Dande

10/12/2014 | Fonte: © Luanda Nightlife

Fotos

Fotos: © Luanda Nightlife

Fotos

  • © Luanda Nightlife
  • © Luanda Nightlife
  • © Luanda Nightlife
  • © Luanda Nightlife
  • © Luanda Nightlife
  • © Luanda Nightlife
  • Barra do Dande3
  • © Luanda Nightlife
  • © Luanda Nightlife
  • © Luanda Nightlife

© Luanda Nightlife1 de 10

Estes somos nós à caminho da Barra do Dande (Bengo), para saber aonde se come (e se dorme) por lá. Uma espécie de “reconhecimento do terreno.” Porque Angola não é só Luanda…e o LNL também não. Temos coisas boas para partilhar nas próximas fotos…

A Barra do Dande fica a pouco mais de 80km ao norte de Luanda, o que se faz tranquilamente em menos de 1h20 mins. Ao chegar, recomendamos que suba até ao topo do monte na entrada da vila (em caso de dúvida pergunte pela sede da Administração Comunal, ou siga os sinais para o complexo turístico Nascer do Sol) para poder contemplar esta paisagem.

As águas castanhas são do Rio Dande, que deságua para o Oceano Atlântico aqui mesmo na vila.

E aonde dormir? A vila aparenta ser um lugar sossegado para passar um par de noites no fim de semana. O primeiro espaço que fomos espreitar chama-se Nascer do Sol. Localizado no topo do monte à entrada da Barra, o acesso faz-se por uma terra ora asfaltada ora de terra batida, mas sempre minimamente segura.

No topo, esta é a vista que lhe recebe. Infelizmente o primeiro impacto do resort Nascer do Sol é de um espaço ainda em construção. À entrada vê-se Há uma ou outra casa inacabada, materiais de construção e até um colchão sujo. Mas felizmente as casas acabadas já têm outro aspecto.

Custam 10.000 AKZ/noite com pequeno-almoço incluído. O quarto é espaço e inclui uma secretária e uma flat-screen TV pequena. Na casa de banho, um chuveiro sem cortina. Básico, mas tudo muito bem limpo e arrumado.

O Resort Nascer do Sol tem uma praia privativa, mas devido às águas do Rio Dande, nem sempre é aconselhável o banho.

O segundo lugar que visitamos foi o mais conhecido Aldeamento Turístico Pasárgada. Já tem alguns anos de vida e mais movimento, contudo não tem acesso à praia. Em vez disso, tem uma piscina que no momento em que visitamos estava em obras de recuperação, como explicou o gerente do espaço.

Os quartos do Pasárgada têm melhores acabamentos que os do Nascer do Sol, bem como uma televisão maior e uma casa de banho mais adequada.

Talvez é por isso que são ligeiramente mais caros: 13.000 AKZ por noite. Contudo, os quartos são mais pequenos e não têm aquela vista…

E o pitéu? Importa realçar que tanto o restaurante do Nascer do Sol como o do Pasárgada estavam vazios. Estava todo mundo nas barracas!

E claro, no LNL não maiamos. Escolhemos a barraca da Dona São e abrimos a refeição com lagostas locais. 3 por 3.500 AKZ.

O prato principal foi este delicioso pargo com todos os kitutes, incluindo batata doce, mandioca, banana-pão e feijão de óleo de palma. E terminou assim um final de semana na Barra do Dande.


Contactos

Morada
Dande município da província do Bengo, Angola, sede na cidade do Caxito.

Contactos

Comentários