Nuvens com abertas

Segunda | 18 Junho

24C

27

22

Descubra o País < voltar

Ilha do Príncipe classificada como Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO

24/05/2018 | Fonte: Agência de comunicação On Time

A Ilha do Príncipe foi classificada como reserva Mundial da Biosfera da UNESCO em 2012. Este estatuto foi atribuído graças à biodiversidade às pessoas e aos costumes da ilha. Apesar de pequena a ilha do Príncipe é para as outras reservas um exemplo pela participação e envolvimento da população local.

E é lá onde está o Sundy Praia. Escondido a 130 milhas da costa da África Ocidental, o Sundy Praia é um hotel de luxo em tendas no extremo noroeste selvagem da ilha do Príncipe.

Localização
A República Democrática de São Tomé e Príncipe é um estado insular localizado no Golfo da Guiné, composto por duas ilhas principais e várias ilhotas, num total de 1001 km². Não tem fronteiras terrestres, mas situa- se relativamente próximo das costas do Gabão, Guiné Equatorial, Camarões e Nigéria.

A ilha de São Tomé é a maior e tem uma área de 859 km², sendo 65 km de comprimento e 35 km de largura. O Príncipe possui uma superfície de 142km², 16 km de comprimento e 8 km de largura. A distância entre as duas ilhas é de cerca de 140 km estando a ilha do Príncipe localizada a nordeste de São Tomé.



Geografia
As ilhas são resultado da actividade vulcânica, sendo a cratera da Lagoa D. Amélia em São Tomé, testemunho de um passado bastante turbulento. Ambas as ilhas são oceânicas e nunca estiveram ligadas ao continente, estando isoladas por águas com profundidades superiores a 3000 m.

O Arquipélago apresenta um cenário imponente e majestoso resultante da exuberante vegetação tropical que constitui a sua principal referência paisagística, encontrando- se por entre a imensidão do verde de inúmeros vales, rios e riachos com cenários de rara beleza.

As rochas expostas mais antigas do Príncipe têm cerca de 31 milhões de anos, enquanto os picos que caracterizam o sul da ilha são o que resta de vulcões activos entre 6,9 e 3,5 milhões de anos atrás .



Espécies que podem ser observadas no fundo mar

Garantido: Grande quantidade de peixe pequeno como Peixe Trombeta, Peixe Balão, Peixe Sol, cardumes gigantescos de Sardinha (na época certa); peixe grande: Pargos Lucianos em zonas bem definidas e abaixo dos 20m.

Com alguma sorte: Tartarugas, Golfinhos, Baleias (na época certa),Raias, Barracudas, Lírios, Xareus, Tubarões Ama, etc.

Comentários