Pouco nublado

Domingo | 22 Outubro

25C

29

24

Descubra o País < voltar

Guia de Sushi em Luanda

Os melhores restaurantes

22/08/2013 | Fonte: © Luanda Nightlife | Cláudio Silva | www.luanda-nightlife.com

Há uns 5 aninhos atrás, se perguntasse a alguém em Luanda sobre onde comer sushi na cidade, era possível que lhe rissem na cara. Um par de anos depois e agora podemos nos dar ao luxo de fazer listas sobre onde comer sushi em plena Luanda. Como os tempos mudam! E atenção que esta lista estará em constante transformação: conhecemos mais dois lugares que estão prestes a abrir. Pelos vistos, parece mesmo que o sushi veio para ficar. E isto é excelente.

Contudo, é importante realçar o seguinte: não importa onde fôr, o sushi em Luanda será caro. Não é nenhum acidente que as palavras “caro” e “Luanda” se econtram facilmente nas mesmas frases. Não há como fugir desta realidade. É claro que no que toca ao sushi, existem lugares mais caros que outros, mas os preços exorbitantes têm haver com o custo do peixe, que muitas vezes vem de fora, e o custo da energia necessária para o seu armazenamento, que tem que ser em condições higiênicamente perfeitas. Dito isso, vamos para o importante: onde comer sushi em Luanda?

Restaurante Sushi Belas
Localizado no Belas Shopping, este pequeno restaurante é especialmente conveniente se vive em Luanda Sul e está um pouco farto da comida brasileira/portuguesa/angolana sempre disponível na praça de alimentação deste lugar. O restaurante é aconchegante, decorado em tons de vermelho vibrante e pequenos artigos artísticos japoneses; é dos poucos restaurantes na praça de alimentação do Belas que tem as suas próprias cadeiras e mesas. Outra originalidade do Sushi Belas é o facto do sushiman ser angolano – chama-se Dárcio Machado e foi recentemente perfilado no Novo Jornal como ‘Figura da Semana’.

A nossa equipa tem opiniões diferentes no que toca ao sushi deste restaurante. Alguns de nós comeram aqui e ficaram doentes, convencidos que o peixe não poderia ter sido fresco; outros comeram aqui e adoraram o sushi. Os dois grupos concordam que é um lugar descontraído comparado com os outros restaurantes de sushi em Luanda, principalmente para quem está em Luanda Sul. Mas não é necessariamente um destino em si para quem não vive na zona, principalmente com o trânsito que todos nós conhecemos. Os dois grupos também concordam que o sake aqui é uma maravilha. Achamos que este lugar vai melhorar com o tempo, ainda mais agora que o sushi está a se tornar cada vez mais popular em Luanda e cada vez mais angolanos estão dispostos a prová-lo. E o Dárcio também parece que melhora a cada dia.

Ásia Lounge
Para viajantes que estejam alojados no Skyna, Hotel Trópico ou Epic Sana, o Asia Lounge é a opção mais conveniente para se saborear um bom sushi, já que fica a escassos metros dos hotéis mencionados acima. O mesmo se aplica aos luandenses que vivem ou trabalham nesta zona. Este restaurante tem sabido agradar os seus clientes com a sua decoração trendy e moderna e um atendimento acima do normal em Luanda. Aqui, os garçons são realmente amigáveis e rápidos em trazer a comida, mas como é comum em Luanda as experiências das pessoas variam. Mesmo assim, temos sido constantemente impressionados pelo nível de atendimento aqui. Os nossos amigos luandenses também nos dizem que o Asia Lounge é perfeito para jantares românticos. Tente usufruir de uma das mesas um pouco escondidas no piso superior e desfrute do ambiente aconchegante e sofisticado.

O sushi servido neste restaurante é definitivamente melhor que o sushi no Belas, e o sashimi também. Tem melhorado bastante desde que o Asia Lounge abriu em 2009. Temos a sensação também que os sushimen aqui têm melhor domínio da cozinha japonesa. Pela sua localização e pelo seu ambiente, os preços aqui practicados são surpreendentemente acessíveis (para Luanda), e pode comer 12 peças de sushi por cerca de $30. O sushi chega a ser melhor que os outros pratos principais, que custam quase o mesmo. Na ausência de sake, acompanhe o seu sushi com um dos muitos vinhos excelentes ao seu dispor nesta linda casa.

Cais de Quatro
É simplesmente um dos três restaurantes mais populares em Luanda, não importa a velocidade com que se abrem novos estabelecimentos nesta cidade. O Cais tem a melhor vista sobre a baía, dos melhores ambientes em Luanda, uma refrescante brisa do mar, refeições ao ar livre, e até é possível ver peixinhos a nadar na água. O caos de Luanda parece longe e, do outro lado do mar, a silhueta da cidade, sempre em constante mudança, brilha reluzente. Depois das cocktails começarem a surtir efeito até o desculpamos se por breves instantes esquecer que ainda está em Luanda. Quem dera que a comida fosse tão consistente como a vista…

O Cais foi dos primeiros restaurantes em Luanda a servir sushi com regularidade, se não o primeiro. Antes, o sushi só era servido às quintas-feiras, mas a popularidade era tanta que agora servem esta iguaria todos os dias menos às segundas. A qualidade do sushi é das melhores na cidade e o peixe normalmente vem da África do Sul. Os sushimen são brasileiros. Nas nossas visitas ao Cais é comum vermos clientes a desfrutarem de um grande barco de sushi, peça a peça. A popularidade do sushi no Cais cresceu ao ponto das pessoas se deslocarem lá específicamente pelo sushi e não só pelas excelentes caipirinhas de maracujá e o petit gateaux divinal. Pelo ambiente, a vista da cidade e a qualidade do peixe, deslocar-se ao Cais só mesmo pelo sushi vale a pena.

Shogun
Este é dos melhores restaurantes de sushi na cidade e vale mesmo a pena a viagem. Muito bem localizado num canto perfeito logo no inico da Ilha de Luanda, o que se traduz numa grande vantagem para quem quer comer bem e de frente para o mar sem necessariamente aturar o transito da ilha em dias como Domingo, por exemplo. Dedicam algum cuidado ao serviço que tem um look muito profissional. Apesar disso o serviço é extremamente lento, mesmo usando o sistema botão de chamada. Tem uma sala interior pouco acolhedora (mas com música ambiente agradável) e uma zona exterior muito mais atraente com vista para o mar e decoração branca (mesas, cadeiras, camas com cortinas e espreguiçadeiras). Existe ainda mais um espaço localizado no extremo oposto onde eventualmente se recebem as pessoas naquele sistema de “cozinheiro a cozinhar a tua frente”.

Existe claramente a intenção de descriminar pelo preço para tornar o lugar acessível apenas a um segmento especifico. Mesmo ao domingo, pelo que sei as espreguiçadeiras (zona da praia) custam mais 1000 kwanzas do que uma cadeira no Lookal ou Coconuts. O ambiente é sempre descontraído mas cuidado. Chamemos de “praia fina”. O espaço está agora a tornar-se apetecível para realização de eventos como aniversários e casamentos, junto desse segmento (classe média alta), no entanto reservam-se ao direito de selecção e usam o facto de ser proibido tocar musica como factor de desencorajamento (mwangolé não aceita dar uma festa sem musica).

A cozinha de fusão é boa mas o que nos chama aqui vez após vez é mesmo o sushi e o sashimi, preparado pelos sushimen brasileiros de ascendência japonesa. Quando comidos a beira mar com uma sangria a acompanhar…divinal. O preço mínimo por pessoa (um combinado de sushi e sashimi + uma sangria de espumante + um doce) fica por volta dos $100. Os cocktails variam entre 3 a 4 mil kwanzas (margueritas, caipirinhas, etc). O restaurante tem uma vibe óptima e diferenciada, que só peca pelo WC bonito mas pouco cuidado.

Comida óptima. Cozinha de fusão. Apresentação gourmet. Grande qualidade.
 
Oon.dah
Encontramos o melhor sushi em Luanda, e é preparado por um tal de Edwin Santa Ana.

O Oon.dah é o restaurante do momento, considerado por muitos dos nossos amigos como o melhor restaurante da cidade. Tem todas as características de um restaurante de luxo em qualquer cidade cosmopolita e é visto como o restaurante mais sofisticado da capital e o seu destino principal para fine-dining. A decoração é excelente, feita por conceituados designers de Londres, o longo bar de granito foi encomendado à África do Sul, as cocktails são autênticas delícias, a cozinha é gourmet, e a equipa que aqui trabalha é amigável. Como é sabido o restaurante tem como dona a filha do presidente, mulher que detém outros lugares em Luanda mas nenhum tal como este. O facto de servirem sushi e sashimi é a cereja por cima do bolo.

A deliciosa cozinha de fusão asiática é chefiada pelo Chef Samson Peter, que já trabalhou em vários estabelecimentos de referência à volta do mundo antes de ser seduzido a vir à Luanda com promessas de riqueza. A dona Laurentina Trindade, ex-chef no Restaurante De Castro Elias em Lisboa, também faz parte da equipa. O sushi está a cargo de Edwin Sta. Ana, um filipino que fixou-se na África do Sul ainda muito jovem. O Oon.dah é talvez o único lugar em Luanda onde é possível comer iguarias como Wagyu Beef e trufas, e a carta de vinhos é das melhores da cidade. O restaurante fica no segundo andar do prédio mais alto de Luanda, a Torre ESCOM, e o Doo.Bahr, estabelecimento irmão, fica no terceiro piso.

Mas voltemos ao sushi. Este restaurante tem em abundância e até oferece o serviço de sushi take-away, que tem sido um verdadeiro sucesso. Talvez o que eleva o sushi do Oon.Dah para outro patamar  quando comparado com a concorrência é a atenção prestada pela equipa a qualidade e frescura do peixe. Nenhuma despesa é poupada. Por causa dos seus bolsos fundos, a equipa pode se dar ao luxo de adquirir os melhores ingredientes a nível mundial. O peixe usado no sushi, como por exemplo o atum e o salmão, é importado da Noruega. Sai de lá às 6 da manhã de quarta-feira e chega à Luanda quinta-feira à noite. O resultado: o melhor sushi de Luanda, sushi que faz com que regressemos ao Oon.dah com os nossos amigos recém-chegados ou que estão em Luanda pela primeira vez, sushi que faz com que lhes dissemos “sabe, Luanda não é tão má assim…”



Comentários