Nublado

Domingo | 27 Setembro

31C

32

25

Descubra o País < voltar

Paradíseos

O paraíso em formato de complexo turístico

01/07/2010 | Fonte: © Austral, Revista de Bordo da TAAG (Julho/Agosto 2010)

Fotos

Fotos: Carlos Lousada

Fotos

  • Fotos: Carlos Lousada
  • Fotos: Carlos Lousada
  • Fotos: Carlos Lousada
  • Fotos: Carlos Lousada
  • Fotos: Carlos Lousada
  • Fotos: Carlos Lousada
  • Fotos: Carlos Lousada
  • Fotos: Carlos Lousada
  • Fotos: Carlos Lousada
  • Fotos: Carlos Lousada

Fotos: Carlos Lousada1 de 10

PARADÍSEOS traduz-se num paradisíaco complexo turístico que se estende a escassos 59 quilómetros de Luanda, mas já na vizinha província do Bengo, para onde se vai em estrada nova e com bonita paisagem a desfilar pelos olhos.

O nome ‘Paradíseos’ assenta-lhe como uma luva, integrado que está num espectacular cenário e em ambiente de sossego que faz pensar no ambicionado Paraíso Terrestre: as falésias da Barra do Dande, a sombra das frondosas Matebeiras (espécies de Palmeira) e quilómetros de areia branca da praia de águas despoluídas.

Aberto desde 1996, é provavelmente dos complexos turísticos mais antigos e há mais tempo em permanente função, possuindo 20 tendas de campismo, com duas camas cada, 5 bungalows e 2 cabanas com quarto de banho privativo e frigobar. Tem parque de estacionamento privativo gratuito com segurança permanente, mas também não precisa de pagar o pequeno-almoço, que está incluído no aluguer da habitação. Falando em comida, o local é ideal para se comer peixe fresco, proporcionado pelas condições de pesca à linha. Do mar, bem perto da foz do rio Dande, saem os peixes linguado, pargo, garoupa, pungo e, em termos de marisco, a lagosta e a gamba. Mas também se pode dar um passeio de barco ao longo do rio e, se desejar, pescar meia dúzia de choupas (tilápia grande).

A casa é especializada em grelhados, normalmente acompanhados de abundantes saladas, batata cozida, arroz de tomate e feijão preto. Mas há um serviço à lista bastante variado, entre carnes, peixes e mariscos, sendo as refeições servidas tanto no restaurante, como em mesas dispostas na praia.

É assim que, logo pela manhã, desfilam pelas mesas os pequenos-almoços Continental, Combinado ou Americano. Ao almoço, é possível deliciar fumaça cheirosa proveniente de pratos como Corvina na Brasa, Garoupa Grelhada, Linguado Dourado, Cacusso ou Choupa ou de um apetitoso Bacalhau a Lagareiro… Os mariscos não lhe ficam atrás: choco grelhado, gambas grelhadas, lagosta grelhada ou em forma de caril.

Em matéria de carnes, a escolha pode recair para os churrascos, bitoques, picanha, tornedó em cama de legumes, entrecostos e bifes, não faltando a batata frita e cozida, arroz branco e de legumes, banana frita e saladas diversas. As sobremesas são preenchidas com frutas soltas ou em salada, pudim da casa, bolo do dia, mousses…

Também é dedicada uma atenção religiosa às bebidas, da água ao vinho, passando pelos sumos naturais, cervejas, cocktails e digestivos. Água engarrafada de todas as proveniências, vinhos novos, velhos, brancos, tintos e rosés (chilenos, sul-africanos, portugueses, franceses…) fazem as delícias da casa.

Bebidas espirituosas também estão à disposição dos que gostam de abrir e fechar as refeições com Whiskies, Brandys, Conhaques, Aguardentes, novos e velhos, não faltando evidentemente uma chávena de saboroso e cheiroso café.

LOCALIZAÇÃO

Saindo de Luanda pela estrada de Cacuaco, antes de Caxito desvie à esquerda, até à Ponte do Rio Dande, já na Província do Bengo, está o complexo turístico Paradíseos.

Abre das sextas-feiras a domingos, incluindo feriados. Nor - malmente a partir de sábado fica lotado, pelo que convém fazer reserva através dos números: 93638889/ 912436457/ 923716791. De acordo com o seu responsável, Samuel dos Santos, 32 anos de idade, formado em hotelaria, o complexo turístico está mais vocacionado para o descanso, “depois do buliço da cidade de Luanda ter ficado para trás”.

“A ideia não é fazer farra na praia, é descansar e viver a calma”, disse Samuel dos Santos, ele que foi o nosso cicerone durante a visita àquele complexo turístico – enquadrado em hotelaria nos empreendimentos destinados à exploração turística, aproximando-se do conjunto de serviços prestados pelos ‘resorts’.


Contactos

Morada
Saindo de Luanda pela estrada de Cacuaco, antes de Caxito desvie à esquerda, até à Ponte do Rio Dande, já na Província do Bengo, está o complexo turístico Paradíseos.

Contactos

Tlf: + 244 93638889, +244 912436457, +244 923716791

Comentários