Nublado

Domingo | 8 Dezembro

31C

32

25

Descubra o País < voltar

Restaurante Luanda Grill

Gastronomia em hotelaria de elevada categoria

22/02/2013 | Fonte: © Revista Austral Janeiro/Fevereiro 2013

Fotos: © Revista Austral Janeiro/Fevereiro 2013

“Restaurante Luanda Grill” é o seu nome, ergue-se na Ilha de Luanda, em edifício de quatro andares, que representam outras tantas formas de servir os clientes.

Os sabores do bom peixe da costa angolana, o marisco de primeira qualidade, a carne de fino corte e os aperitivos repartem-se pelos quatro andares do restaurante, banhado pelas águas do mar e rodeado de praias inundadas de sol.

“Quatro andares, quatro conceitos de bem servir os clientes” é o lema que conduz diariamente o atendimento naquele espaço gastronómico, com uma equipa de cozinha de elevada mestria profissional, pessoal de mesa refinadamente escolhido e “comida com poesia, capaz de fazer água na boca, quer de noite, quer de dia”, como recitam os versos nos momentos de música.

A arrumação define que os dois primeiros andares são destinados a pratos de peixe e frutos do mar, o terceiro andar é reservado a pratos de carne e, por último, o terraço do edifício - espaço para maior relaxe, que até se denomina “Terraça”, local para aperitivos, um coquetel, um cigarro, dois dedos de conversa, música de fundo ao vivo, o aspirar da brisa do mar…

A Gerência vai ao pormenor e explica, referindo-se aos dois primeiros andares: “o restaurante serve somente peixe de alta qualidade, como cherne, garoupa, pargo, mero, pungo, choco e outras variedades da nossa costa, já que apostamos unicamente no pescado angolano”, com pequenas excepções, como os casos do salmão e do camarão tigre, que são importados.

Tudo pode começar com uma sopa de peixe, passando por lagosta da costa angolana com salada verde e folhas de salsa, seguida de pargo grelhado com batata rena assada ao alho, feijão de óleo de palma e salada. Mas também se pode optar pelo bife de cherne grelhado, com batata-doce cozida/assada ou mandioca e salada de tomate com azeitonas marinadas.

O menu de fusão, que inclui calulu angolano (guisado de peixe com legumes da terra, servido com funje de farinha de milho ou de mandioca), cruzado com a gastronomia de S. Tomé, é uma das inovações do chefe José Manuel Pereira, angolano, que conta com 16 anos de experiencia culinária. O chefe José é um dos mentores das ementas do restaurante, ao lado do mestre Vítor Sobral, velho guru da cozinha com vários prémios internacionais conquistados.

A carne, tanto nacional como importada, leva o timbre de primeira classe em todas as variedades, aparecendo no menu, entre outras especialidades, sob a forma de lombo de novilho de panela, espetadas de lombo de novilho com pança de porco preto, vazia de vaca, sarrafo de borrego, costeletas de porco, picanha… Tudo servido à mesa de uma sala decorada com requinte e preparada, tal como as outras, para atender clientes em grupos com o devido conforto.

As sobremesas são polvilhadas de frutos tropicais, infusão de frutos e especiarias, pudins, cremes de coco e de laranja, bolo de chocolate com creme de café e cardamomo. É claro que, para acompanhar todos estes acepipes, o cliente teria que dispor de uma adega recheada das melhores marcas de bebidas, entre vinhos de referência mundial, cervejas, whiskies, aguardentes, conhaques, brandis, mas também sumos naturais, refrigerantes e águas.

Entretanto, chegando ao "Terraça", o cliente é acolhido por diferente e caprichado menu: salmão fumado com tostas de trigo, ovas de salmão ao limão e farofa de mandioca, caviar ao limão rosa, tostas e cebola roxa marinada. Para "beliscar", há sempre à mão fatias de presunto, de fiambre, queijos e, como complemento, boa música, pois há também espaço para músicos angolanos e de outras praças fazerem ouvir de fundo as suas vozes e instrumentos musicais.

De criação recente, pois está aberto ao público desde Abril de 2012, apresenta também uma sala VIP apetrechada para a realização de encontros de negócios, pequenas conferências e reuniões de trabalho.

Contactos

Morada
Rua Murtala Mohamed nº 260, Ilha de Luanda

Contactos

Tlf: +244 938 181 375 / 926 95 60 26
Email: reservas@luandagrill.com

Comentários