Nublado

Terça | 20 Agosto

31C

32

25

Descubra o País < voltar

Restaurante Vais & Cais

Do Mar para a Mesa

25/07/2012 | Fonte: © Austral, Revista de Bordo da TAAG (Jan/Fev 2012)

Mapa

Vais & Cais é o nome do restaurante-esplanada situado no perímetro do Clube Naval, na ilha de Luanda, com as águas azuis da baía da capital angolana como cenário de fundo.

A proximidade do mar torna obrigatório o peixe e o marisco frescos como elementos fundamentais no cardápio do restaurante. Poder-se-ia dizer que o peixe e os frutos do mar ‘saltam’ da água directamente para as mesas, já que o restaurante colhe os benefícios da movimentada pesca desportiva que se pratica no Clube Naval.

Normalmente, o peixe e o marisco consumidos pelos clientes são provenientes da costa angolana, com excepção do bacalhau e do tamboril, que habitam águas frias. Mas, começando pelo peixe do mar angolano, o Vais & Cais oferece diariamente variadas espécies, cozidas ou grelhadas na brasa, com batata cozida e legumes salteados. Aos domingos de manhã, é infalível o caldo de peixe grosso acompanhado de farinha de mandioca – o chamado Mu zon guê, recomendado para a ‘cura’ de ressacas.

Este restaurante faz questão de caprichar também na apresentação da sua Mariscada – uma imponente travessa para quatro pessoas povoada de lagostas, caranguejos, gambas, quitetas, entre outros mariscos. Mas também não é de desprezar o Cocktail de Marisco – uma composição de frutos do mar bastante solicitada pelos clientes.

Entretanto, a oferta estende-se a peixes de outros mares, que podem ser degustados, por exemplo, numa das especialidades da casa: Bacalhau à Vais & Cais. Mas também consta nos cardápios o Arroz de Tamboril, Arroz de Cherne com Gambas, Bife de Marlin, Filetes de Pescada, Açorda de Mariscos, Feijoada de Gambas, entre outros pratos.

A carne também se faz presente diariamente nas mesas do Vais & Cais, sob a forma de bifes de vaca grelhado com pimenta e mostarda, bifes de lombo de carne nacional com vários molhos e, aos domingos, as atenções concentram-se sobretudo no leitão assado no forno. Como sobremesas, pode-se escolher entre mousse de chocolate e maracujá, taça de gelado, fruta da época, pudim caseiro e doce da casa.

As especialidades da cozinha angolana têm presença marcada nos almoços de todos os sábados, altura em que se podem apreciar o Funje de peixe fresco ou seco, mas também de carne seca, Moamba de galinha, Mufete de peixe, entre outros sabores.

Para relaxe de fim de tarde, são servidos petiscos: choco frito, pastéis de bacalhau, salada de polvo, peixe frito, dobradinha, quitetas, moelas, a acompanhar uma taça de bebida… com boa música de fundo.

Outras informações

Aberto diariamente das 7h30m às 23:00h, o restaurante Vais & Cais confecciona também refeições para comemorações e serve almoços de negócios para 120 lugares sentados.

Contactos

Morada
Av. Murtala Mohamed, Ilha do Cabo - Luanda

Contactos

Tlf: 936 909 090 / 912 513 063

Comentários