Nublado

Domingo | 8 Dezembro

31C

32

25

Descubra o País < voltar

Benguela, fauna e flora

Distingue-se pela variedade do relevo e da flora

24/03/2009

A província de Benguela, também munícipio e capital, situa-se no litoral-centro de Angola. Ocupa uma área de 39.826 Km² e tem 1.400.000 habitantes.

É composta por nove municípios: Lobito, Bocoio, Balombo, Ganda, Cubal, Caiambambo, Benguela, Baía Farta e Chongoroi.

O clima é tropical árido, influenciado pela corrente fria de Benguela e a temperatura média anual é de 24ºC.

A 17 de Maio de 1617 é fundada S. Filipe de Benguela. A sua posterior evolução foi prejudicada pelo mau clima, más condições económicas, assim como pelas doenças oriundas dos pântanos que cercavam a cidade.

A fauna desta província é rica em espécies como zebras, leões, elefantes, olongos, golungos, búfalos, onças, ongivas e a cabra de leque, principalmente na zona de Mamué.

As praias da província são inúmeras e justificam uma visita: Praia da Caota, Praia da Baía Azul, Praia da Caotinha, Praia da Equimina, Praias do Lobito (Restinga, Cabaia, Compão e Liro) e Praia Morena.

A população de Benguela é na sua maioria da etnia Ovimbumdo e Nganguela e vive essencialmente da pesca, pecuária e agricultura.

© www.sapo.ao

Outras informações

Língua nacional: Umbundo

Festas da Cidade:

Carnaval do Lobito

Dia de Benguela a 16 de Maio

Dia do Lobito a 2 de Setembro

Festa em honra de Nossa Senhora dos Navegantes em Maio

Festa de Nossa Senhora da Graça em Dezembro

Artesanato (matérias-primas): couro e cestaria, entre outros.

Pratos típicos: pirão de milho e funge de bombó, muamba, calulu, entre outros. As folhas de mandioca, as folhas de abóbora e as folhas de feijão são muito utilizadas.

Praias: Praia da Caota, Praia da Baía Azul, Praia da Caotinha, Praia da Equimina, Praias do Lobito (Restinga, Cabaia, Compão e Liro) e Praia Morena.

Distâncias a partir de Benguela: Luanda 692Km, Sumbe 208Km e Lobito 33Km

Como Ir

Benguela possui dois Aeroportos: o Aeroporto 17 de Setembro, na capital da Província, que recebe voos de pequeno e médio porte e o da Catumbela (aeroporto militar).

É possível chegar por via marítima através do porto de Lobito de onde saem embarcações de pequeno e grande porte, quer de carga, quer de passageiros.

Existem acessos rodoviários para a capital Luanda assim como para as províncias do centro e sul do País.

Comentários