Muito nublado

Sábado | 25 Outubro

28C

29

23

Descubra o País < voltar

Huíla

Com uma paisagem magnífica a Fenda da Tundavala é ponto obrigatório

24/03/2009 | Fonte: Huíla, Lubango,

Vídeos

A província da Huíla está localizada na região Sul do país e a sua capital é o Lubango. Ocupa uma área de 79.022 Km² e 1.063.000 habitantes.

É composta por treze Municípios: Quilengues, Lubango, Humpata, Chibia, Chiange, Quipungo, Caluquembe, Caconda, Chicomba, Matala, Jamba, Chipindo e Kuvango.

O clima é tropical húmido de altitude e a temperatura média é de 19ºC.

Na fauna da província destacam-se o elefante, leão, palanca, olongo, guelengue e o búfalo. A província é atravessada na parte Leste pelo rio cunene e na zona Sul pelo rio Caculuvar.

Inicialmente, durante a colonização portuguesa, a Huíla estava incluída no território de Benguela e por decreto de Abril de 1849, foi integrada ao Distrito de Moçâmedes (actual Namibe). No séc. XX ganhou a forma actual.

A população pertence aos grupos etno-linguísticos N’Yanece N’Khumbi, Umbundo, N’Ganguela, Cokwé, Here-ro (Bantu). A língua mais falada na província é Olunyaneka-N’Kumbi, apesar do umbundo também ser falado, com algumas variações regionais. A população vive essencialmente da agricultura e da pecuária.


Outras informações

Língua nacional: mais falada é Olunyaneka-N’Kumbi

Festas da Cidade:

Festa da Nossa Senhora do Monte durante o mês de Agosto.

Lagos: Quipungo, Tchivinguiro e Arimba

Pratos típicos: leite azedo com pirão de milho, calulu com peixe seco e peixe fresco, a muamba com óleo de dendem e a kisaca, feita com folha de mandioca.

Artesanato (matérias-primas): madeira e pedra.

Distâncias a partir do Lubango: Luanda 1.015km e Namibe 225km.

Como Ir

O Aeroporto da Mucamca, no Lubango, é o único da província. Existem ainda 3 pistas de terra batida (Jamba, Caluquembe e Matala), que permitem a aterragem de aeronaves de pequeno porte. O acesso rodoviário é feito através das províncias do Namibe, Huambo, Benguela, e Cunene e muitas das estradas estão em recuperação. Está a funcionar a via ferroviária do Namibe, passando pelo Lubango até Matala.

Comentários