Nublado

Segunda | 21 Outubro

31C

32

25

Descubra o País < voltar

Kwanza Sul

Marcado pelo contraste do relevo, montanhas e planaltos

24/03/2009

A província do Kwanza Sul situa-se no litoral, na região Centro-Oeste de Angola, ocupando uma área de 55.660 Km² e com 700.000 habitantes.

É composta por doze Munícipios: Sumbe, Porto Amboim, Quibala, Libolo, Mussende, Amboim, Ebo, Quilenda, Conda, Waku Kungo, Seles e Cassongue.

A Capital da Província é o Sumbe.

O clima é tropical seco de altitude e a temperatura média anual varia de 24ºC a 28ºC. A fauna é variada e a sua flora é rica e serve de suporte ao país dada a sua grande variedade de madeira. 

Esta província foi criada em 1769. As guerras realizadas entre as diferentes tribos fazem com que os grupos étnicos não sejam homogéneos. Os grupos existentes são os Kibalas, os N’Goias, os Musseles, os Mussumbas e os Bailundos.

A actividade agrícola é muito importante para a província. A pecuária desenvolve-se, sobretudo, na zona de Amboim e no Sumbe.

A pesca é uma actividade explorada principalmente em Porto Amboim, onde o comércio de crustáceos tem um papel bastante importante.

Outras informações

Língua nacional: kimbundo

Festas da Cidade:

Festas da Cidade em Setembro (15)

Festas do mar nas cidades do Sumbe e Porto Amboim, durante o mês de Março

FestiSumbe em Dezembro (17)

Artesanato (matérias-primas): sisal, barro e madeira

Distâncias a partir do Sumbe: Luanda 492km e Benguela 208km 

Como Ir

Existem dois aeródromos para aviões de pequeno e médio porte no Sumbe e em Porto Amboim, e um aeroporto no Waku-kungo.

A estrada principal que liga Luanda ao Sumbe está em boas condições, assim como as estradas que ligam os diferentes municípios da província.

Comentários