Céu limpo com poucas nuvens

Quarta | 23 Maio

26C

29

21

Descubra o País < voltar

Luanda

Uma cidade em pleno crescimento e de bem com o mar

24/03/2009

Luanda é a capital da República de Angola e já foi considerada uma das mais belas e animadas cidades da costa ocidental de África. Inicialmente chamada de São Paulo de Loanda, foi fundada a 25 de Janeiro de 1575.

A província de Luanda fica localizada no norte do País na faixa litoral. Tem uma área de 2.417.78 Km² e um densidade populacional de 2.449.000 habitantes.

O clima é tropical árido e a temperatura média anual é de 25ºC, com duas estações: a das chuvas e a estação seca. A diversidade marinha é abundante.

De início o povoamento foi feito na ilha do Cabo e mais tarde ergueu-se a vila, sobranceira à ilha, que ganhou estatuto de cidade em 1605.

O seu Porto foi muito importante não só para o escoamento dos produtos naturais vindos do interior, como também no embarque de escravos para a América.

O grupo étnico com maior expressão é o Ambundo, donde se inserem os Axiluandas (homem do mar), que acabaram por desenvolver uma cultura própria.

Os Axiluandas realizam várias manifestações culturais como Carnaval e festas tradicionais. Entre os trajes típicos sobressaem o do pescador, da quitandeira e da bessangana (a mulher da ilha que representa Luanda). Dedicam também ritos constantes à Kianda (sereia ou espírito das águas).

Em termos de actividade económica a pesca tem um valor importante para as populações que habitam ao longo da costa marítima e nas margens do Kwanza e do Bengo.

A agricultura também tem alguma expressão e é na capital que se concentram as maiores indústrias do país.

Outras informações

Língua nacional: Kimbundo

Rios: Bengo, Kwanza

Festas da Cidade:

Carnaval de Luanda

Festa da cidade a 25 de Janeiro

Festa da Kianda de 28 a 30 de Novembro

Feiras mais importantes:

FILDA (Feira Internacional de Luanda) em Julho

Feira Alimentícia em Maio

Angola Motorshow em Setembro

Constrói Angola em Outubro

Expo-casa e Expo-noivos em Novembro

Fenapro (Feira de Produção Nacional) em Novembro

Pratos típicos: calulu, muamba, mufete, funge de bombó (feito com farinha de mandioca), a kizaca (esparregado de folhas de mandioca), bagre seco ou fumado, entre muitos outros;

Artesanato (matérias-primas): madeira e cestaria;

Distâncias a partir de Luanda: Cabinda 480km, Benguela 692km e Ondjiva 1.424km

Como Ir

O Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro permite a ligação via aérea de Luanda com o exterior e o interior do país. As ligações marítimas são feitas através do porto de Luanda. No que diz respeito às vias rodoviárias, existem acessos para todas as províncias, apesar de algumas estradas estarem a ser restauradas.

Comentários