Muito nublado

Quinta | 16 Agosto

21C

27

20

Descubra o País < voltar

Luanda, cidade linda

Em alusão aos 434 anos, parabéns!

17/02/2010 | Fonte: Por Céu Grilo

Foto: Céu Grilo

Dos muitos atractivos que Luanda tem para oferecer podemos encontrar inúmeros pontos turísticos. Entre eles destacamos alguns que não deve deixar de visitar.

Temos uma cidade bonita e há muitos dos nossos "kaluandas" que não conhecem muita da beleza pela qual estão rodeados. Em alusão aos 434 anos de existência da nossa capital sugerimos alguns dos pontos que não devem deixar de ser vistos:

Igrejas

Devotos luandenses expressam as suas religiosidades nos mais diversos templos da cidade. Religiosos participam de muitas actividades que as igrejas organizam.

A Igreja Nossa Senhora dos Remédios que foi fundada em 1679 é a actual Sé de Luanda, encanta pelas frondosas palmeiras e pelas torres gemias que enobrecem a fachada.

Também no século XVII foi fundada uma igreja simpática, a Igreja da Nazaré, junto à marginal com dois tambarineiros seculares no seu adro e magníficos azulejos históricos no seu interior.

A Igreja do Carmo é outra que deve ser visitada pela sua beleza e majestade.

Paisagem

Um dos mais belos cartões-postais de Luanda é a Avenida 4 de Fevereiro, conhecida simplesmente como "marginal". Esta exibe o contraste entre a beleza natural da baía de Luanda e os edifícios agora super modernos ao seu redor que ficam espalhados na beleza das águas.

No início da marginal está a Fortaleza de São Miguel, a primeira fortificação erigida para defender Luanda em 1576. Dentro da fortaleza está abrigado o grande Museu Central das Forças Armadas.

Mas Luanda tem muitos outros museus, como o de História Natural que é uma instituição pública cultural com a responsabilidade de conservar o património histórico-cultural do país. Situado na Rua da Muxima, está aberto ao público de terça a sexta das 8h as 17h e aos sábados, domingos e feriados das 9h as 17h.

Museus

O Museu de Antropologia, outra parte da nossa cultura, situado nos Coqueiros, colecciona maioritariamente os objectos etnográficos da história das várias províncias do nosso país. O museu tem mais de 6 mil objectos das principais actividades do povo angolano.

O Museu da Escravatura é uma das instituições mais destacadas do país. Foi criado com o objectivo de informar sobre a génese da essência da história da escravatura em Angola. A capela da casa grande é de grande representatividade histórica, pois era o lugar onde os escravos eram baptizados antes de embarcar nos navios negreiros que os levavam para as colónias. Situado no Bairro do Benfica.

No fim da tarde, Luanda ferve com a chegada da noite quente. Alegres e descontraídos os luandenses divertem-se imensamente ao ritmo quente da noite que os mais badalados bares e clubes lhes proporcionam com o sabor da música tocada pelos ilustres DJ´s da nossa capital.

Lazer por perto

Ilha de Luanda: Praias maravilhosas rodeiam o centro da cidade. Na sua extensão encontramos dezenas de restaurantes para todos os gostos. Bares e discotecas complementam o cardápio da ilha. De dia o sol aquece e bronzeia, de noite a lua ferve e leva-nos às mais badaladas noitadas.

Barra do Kwanza: Fica a uma hora de distância a sul da capital Luanda. Lá podemos encontrar o parque da kissama e os Mangais entre outros.

Miradouro da Lua: situado a sul de Luanda, junto às praias das palmeiras, tem uma vista encantadora que maravilha casais e visitantes há centenas de anos.

Mussulo: Situado do outro lado da Baía de Luanda com a sua areia dourada e águas tranquilas faz os seus visitantes não quererem sair de lá. As Gembas, Hp, Bar Sulu são alguns dos sítios onde pode ficar. Os mais aventureiros podem até acampar e há muitos que o fazem.

Estes são algumas das maravilhas que a nossa cidade possui. Há muitas outras que não foram citadas mas que são igualmente incríveis.

Parabéns Luanda.
 

©www.sapo.ao

Contactos

Morada
Província de Luanda

Contactos

Comentários