Céu limpo com poucas nuvens

Quarta | 21 Novembro

29C

30

26

Descubra o País < voltar

O grande mercado do Benfica

Famoso pela venda de arte tradicional angolana

19/02/2010 | Fonte: Por Céu Grilo

Fotos

  • Mercado do Benfica
  • Mercado do Benfica
  • Mercado do Benfica
  • Mercado do Benfica
  • Mercado do Benfica
  • Mercado do Benfica
  • Mercado do Benfica
  • Mercado do Benfica
  • Mercado do Benfica

Mercado do Benfica1 de 9

A sul de Luanda no bairro do Benfica município do samba, existe o famoso mercado artesanal de Angola. Aberto há cerca de duas décadas o espaço tornou-se numa referência para quem se desloca a Angola, servindo de fonte de escoamento das peças criadas nos ateliês luandenses.

Esta grande feira já é reconhecida internacionalmente e atraí turistas e amantes de arte que procuram diariamente lembranças feitas de madeiras africanas e muitas outras matérias nobres, como o pau-preto e o marfim.

Várias são as obras expostas na grande praça do artesanato e todas elas sempre com um toque da cultura tradicional angolana.

Todos os dias há clientes neste mercado mas principalmente aos fins-de-semana não falta quem queira levar uma peça autêntica e original pois todas elas são especiais, cada uma diferente da outra. Quem as compra sabe que mais ninguém no mundo vai ter um pedaço de arte igual além de serem quase sempre inspiradas no que descreve a nossa cultura.

Na entrevista com os artesões ficamos a saber que as peças mais procuradas pelos turistas ou meros curiosos são o pensador, o mapa de África, o mapa de Angola, a palanca negra gigante, máscaras e quadros com pinturas que descrevem a vida das mulheres angolanas.

Os vendedores no local fazem de tudo para satisfazer os clientes. Montam as suas barracas bem coloridas onde expõem mais de dez mil obras de artes feitas pelos artesãos angolanos. A actividade começa bem cedinho, às 06h da manhã já estão eles a organizar os seus territórios com máxima alegria e satisfação.

Muitos chefes de família trabalham diariamente neste mercado, a maioria leva mais de uma semana para fabricar uma só peça, principalmente as encomendas que também podem ser requisitadas. Quanto maior e mais trabalhada for, mais tempo demora o fabrico.

O mercado está aberto de terça a domingo, fechando apenas às segundas- feiras que é quando estes artistas tiram tempo para repor as energias e inspiração.

Quando perguntamos a alguns artesãos de onde tiram a sua inspiração, estes responderam:    "Vem de cá do fundo. Nós sentimos e imaginamos e as nossas mãos levam-nos a isso. Como somos africanos a maior parte da nossa obra é baseada na nossa realidade."

No mesmo sítio onde os compradores podem apreciar e ficar deslumbrados com o que querem levar para casa, encontram também barraquinhas onde podes desfrutar de comida bem africana como choco grelhado, paracuca feita com gindungo, pé de muleque, pincho, muffete entre outros.

 
© www.sapo.ao


Contactos

Morada
Bairro do Benfica - Samba - Luanda

Contactos

Comentários