Muito nublado

Terça | 23 Outubro

25C

29

25

Descubra o País < voltar

Palácio de Mbanza-Congo

Descoberto palácio real no Zaire

26/02/2014 | Fonte: © Nova Gazeta

© Nova Gazeta | A descoberta faz parte da 2ª missão comandada por especialistas angolanos e estrangeiros

No quadro do projecto ‘Mbanza-Congo: cidade a desenterrar para preservar’ lançado em 2007, foram descobertos mais vestígios arqueológicos para a sustentação da candidatura da cidade a património mundial.

A descoberta, que faz parte da segunda missão, iniciada a 21 de Janeiro e que terminou a 13 de Fevereiro, foi comandada por especialistas angolanos e estrangeiros que trouxeram à superfície os euros daquele que pode ser considerado o palácio real do antigo reino do Congo.

Por cima dos muros foram encontradas pedras sobrepostas, o que pode significar que a estrutura sofreu modificações ao longo da sua construção. A equipa de especialistas vai continuar a escavação da superfície e de seguida será feita a reconstituição em 3D da estrutura encontrada para se verificar a sua tipologia, com vista a elaboração de uma maqueta que servirá de montra aos turistas.

As escavações decorrem também no local onde eram defumados os corpos dos defuntos reis com plantas aromáticas, denominado ‘Mpindi-a- Tadi’, assim como no antigo cemitério do bairro Álvaro Buta.

Os trabalhos de escavação pretendem provar o valor universal e excepcional do Mbanza Congo, cuja localidade é uma das mais antigas cidades da África Ocidental, a primeira sede episcopal ao Sul de Equador e que conserva a sua cultura ancestral.

´

Comentários