Nublado

Domingo | 8 Dezembro

31C

32

25

Descubra o País < voltar

Praia dos Surfistas

Uma das praias mais bonitas dos arredores de Luanda

02/04/2009 | Fonte: Por T.P.

Fotos

Fotos: T.P. | Praia dos Sufistas

Fotos

  • Praia dos surfistas
  • Praia dos surfistas
  • Praia dos surfistas

Praia dos surfistas1 de 3

O mais difícil mesmo é encontrar o caminho certo para lá chegar. Se não for com quem não conhece o caminho pode ser uma pequena aventura dar com o sitio.

Mas nós explicamos: Depois de passar Cabo Ledo, vire à direita para a Pedreira. A estrada de terra é exactamente aquela por onde vão e vêem os camiões. Siga sempre em frente por essa estrada de terra. Não estranhe os buracos nem as pedras. Faz tudo parte do passeio.

O caminho está meio escondido, máquinas e camiões circulam levantando muita poeira. Mas é mesmo por ali. Se não der com o sítio, pergunte aos motoristas dos camiões e se lhe disserem que não há acesso à praia, que é por outra estrada, que ali não é, não desista. Tente mais umas vezes e vai encontrar.

Depois de passar umas casas e armazéns da pedreira e já no fim da estrada, uma bifurcação. Vire à direita e vai encontrar um estreito caminho que desce até à praia.

Perto da linha de água, uma fileira de abrigos feitos pelos pescadores, para oferecerem sombra a troco de alguns kwanzas. Quilómetros de areias limpas. Praia recortada por grandes rochas.

Aqui o mar é mesmo azul e as ondas no verão são pequenas e quase perfeitas. Mesmo assim, dão para fazer umas “batidas”.

Se for dia de semana é provável que seja o único na praia. Nos fins-de-semana a praia é bastante frequentada. É a altura ideal para conhecer outros big riders de várias nacionalidades (sobretudo, brasileiros, portugueses e espanhóis) sempre prontos para trocarem experiências bem fixes. Por vezes ao fim da tarde, o sol desce ao som da música porque alguém se lembrou de trazer  uma guitarra.

Os miúdos da aldeia de pescadores ali ao lado, adoram sentar-se à beira de água a admirar as manobras dos surfistas. Não se admire se algum deles lhe pedir, educada e timidamente, a sua prancha para dar umas “voltas”.

Fique atento, alguns deles surfam bala.

Uns “grommetts” à séria.

©www.sapo.ao

 

Dicas

1. Leve mala geleira com merenda (não existem restaurantes); água fresca, frutas;

2. Respeite as regras básicas de segurança do surf, especialmente, porque em algumas zonas existem rochas e a corrente aqui puxa a sério;

3. Leve sacos do lixo. Deixe sempre a praia limpa;

4. O protector solar é obrigatório;

5. Não esqueça a máquina fotográfica.

 

Comentários