Nublado

Domingo | 27 Setembro

31C

32

25

Notícias < voltar

Festas do Mar 2014 abertas oficialmente

Alegria, cor, luz e animação marcaram o primeiro dia de festa

03/03/2014 | Fonte: © Festas do Mar

© Festas do Mar | Governador Provincial procedeu à abertura oficial das Festas do Mar de 2014

O Governador Provincial, Rui Falcão, procedeu, a 1 de Março de 2014, ao corte de fita simbolizando a abertura oficial das Festas do Mar de 2014.

Depois de ter assistido à consagração da imagem representativa da Nossa Senhora dos navegantes, pelo Bispo do Namibe, o Governador provincial, que é igualmente o presidente de honra do comité organizador das festas, percorreu os diferentes pavilhões disponíveis e tomou contacto com os vários produtos expostos, bem como, assistiu a demonstrações das várias modalidades desportivas praticadas na província.

Primeira noite das Festas em grande
Kangato, Digit Boys, Mona Nicastro e Bebucho que cuia, entre outros músicos convidados levaram ao rubro as mais de cinco mil almas presentes ao espectáculo realizado no dia 1 de Março de 2014, no palco do recinto das festas.

Os músicos cantaram temas conhecidos dos seus respectivos repertórios e foram devidamente correspondidos pelo público que cantava, dançavam e ovacionavam, como sinal da animação envolvente.

Oferendas ao Mar
É um dos mais significativos rituais da actividade piscatória da Província; oferendas ao mar com bênção religiosa marcam o respeito ao deus da pesca com objectivo de se obter capturas de pescado satisfatórias.

O mês de Março tem um grande significado para os pescadores Namibenses  pois é o início do melhor período de pesca na província, daí a necessidade de veneração aos deuses da pesca (à sereia para alguns).

As oferendas ao Mar aconteceram ontem, 1 de Março, num cortejo de barcos pela baia do Namibe e é a segunda actividade do primeiro dias das Festas do Mar 2014.

Contactos

Contactos

Site: http://festasdomar.com/

Comentários