Nublado

Domingo | 8 Dezembro

31C

32

25

Notícias < voltar

Maio é Benguela!

As Festas dos 396 anos de Benguela estão ao rubro

01/05/2013 | Fonte: VIVA BENGUELA – Promoção Turística e Cultural, Lda

VIVA BENGUELA – Promoção Turística e Cultural, Lda

Em Maio, Benguela celebra o seu aniversário com um programa recheado de eventos. Aproveite a oportunidade para visitar esta belissíma cidade.

As Festas dos 396 anos desde a fundação de Benguela estão aí, para animar a cidade. As actividades são muitas e o mais difícil é escolher qual integrar.


De 17 a 26 de Maio

Uma semana eclética e especial. Nas festas que assinalam os 396 anos desde a fundação de Benguela, cada dia desta semana encontra-se preenchido com muitas e boas iniciativas.

Dia 17 de Maio, Sábado, em que se assinala efectivamente o aniversário da cidade, iça-se a bandeira pelas 8h00, para iniciar simbolicamente o evento. No dia seguinte, às 08h30, há uma missa ecuménica no Jardim AMB.

Dia 19, às 10h00, por uma causa solidária, no Hospital Geral de Benguela, inicia-se uma acção de recolha de sangue, impulsionada pelo Instituto Piaget. No dia seguinte, ainda numa vertente social, pelas 12h00, do dia 20h00, no Lar dos Idosos, a Casa Caála almoça com os idosos, num convívio dedicado aos mais velhos.

Às 15h00 de dia 21, no Estádio S. Filipe de Benguela, o futebol é quem mais ordena. Há jogo entre velhas glórias do futebol disputam uma partida especial, entre locais e convidados.

No Clube de Tiros, às 16h00 de dia 22, há tiro aos pratos, com atletas locais e convidados. Uma boa oportunidade para conhecer um desporto menos divulgado.

Finalmente, no dia 23, tem lugar o Festival Walale Benguela, no Largo de África, com músicos locais e convidados.


De 15 a 19 de Maio

Benguela é, sem dúvida, e durante a semana que se segue, uma das mais activas e fervilhantes cidades de Angola. A Feira Internacional de Benguela é o primeiro evento da semana. No Estádio Nacional Ombaka, o certame tem início a 15 de Maio, às 14h00 e decorre até dia 19 de Maio.

Desde a abertura, com uma exibição, no dia 15, do Grupo de Dança “Irene do Cubal”, passando pelo III Fórum Empresarial de Benguela, uma exposição de pintura e artesanato, o festival cultural do Lobito, as sessões de cinema, as TED Talks dedicadas ao centenário do Lobito, o Festival Unitel no dia 16, animação não falta.

A juntar a isto, Sexta-feira, dia 16, vai ser preenchida com uma conferência organizada pela Universidade Katyavala Buila e dois festivais - um cultural e a continuação do festival Unitel.

No festival, actuam artistas de primeira água, sempre a partir das 21h30. Quinta-feira, é Puto Português, a abrir, e no dia seguinte, Yola Araújo e Big Nelo. Sábado, Yola Semedo, Paulo Matomina e Kueno Aionda constituem as principais atracções.

A cerimónia de entrega de prémios da feira vai contar com um desfile de moda com criações de Augustus, provenientes da "Colecção Primavera/Verão 2013/2014". Os ingressos para a feira custam 500 AKZ, assim como os relativos ao festival Unitel.

Quem possuir ingresso para a FIB tem entrada gratuita no festival. A feira abre às 15h00 e encerra, Sexta e Sábado, às 23h00. Nos restantes dias, abre às 15h00 e encerra às 21h00.


De 10 a 12 de Maio - Praia Morena

De 10 a 12, a Praia Morena é palco do Festival de Gastronomia "Paladares Mil", que conta com a participação dos hotéis e restaurantes locais. Sempre a partir das 17h00, não perca.

Dia 11, a partir das 07h00, há uma mini-maratona, que tem como ponto de referência o Instituto Piaget. Em simultâneo, a partir das 07h30, nas quadras e campos desportivos da cidade.

Pelas artérias da cidade, há o "Puzzle Loureiro e Loureiro", às 09h00 exposições diversas organizadas pela "Casa Branca", a partir das 14h00. Dia 12, pelas 09h00, é altura de uma "Caça ao Tesouro" organi-zada pela Macolis.

Não perca pitada!


Pontos altos:

Marcha pela saúde

Festival de Gastronomia Paladares Mil

FIB - Feira Internacional de Benguela

Festival Walale

Circuito Automóvel e Motos

Contactos

Morada
Benguela

Contactos

Comentários