Céu limpo com poucas nuvens

Sábado | 20 Janeiro

30C

29

24

Rotas & Sabores < voltar

Revista Rotas & Sabores publica especial sobre Delta do Okavango

Numa parceria inédita com a National Geographic

14/12/2016

A edição de Dezembro/ Janeiro da Revista Rotas & Sabores traz uma história única e exclusiva que não vai querer perder: a expedição no Delta de Okavango, coordenada pela National Geographic, e contada na primeira pessoa pela única angolana participante no projecto, Adjany Costa.

Desde há cinco meses que esperávamos por este momento: descrever aos nossos leitores a história do maior Delta interno do Mundo, onde mais de 10 km3 de água, originários quase na totalidade do Planalto Central de Angola, entre o Bié e o Moxico, fluem todos os anos. Esta imensidão de água é, maioritariamente, transpirada ou evaporada, disseminando-se por cerca de 15.000 km2.

Não se escoa para nenhum corpo de água maior e é esta característica fora do comum que atribui a esta Área Húmida de Importância Internacional a aparência única de uma raiz gigantesca, visível no espaço. Um lugar paradisíaco para a vida selvagem, onde se reúnem peixes, aves de todas as espécies, insectos, elefantes, leões, zebras, leopardos, búfalos.

Este lugar está, no entanto, ameaçado, por causa da vulnerabilidade das nascentes localizadas nas montanhas de Angola. Com o intuito de chamar a atenção para este facto, nasceu, em 2011, o projecto ‘Okavango Wilderness’, que realiza expedições anuais para recolha de dados que ajudem na conservação do Delta do Okavango. A mais recente, denominada ‘Into the Okavango’, começou em Maio de 2015, sendo totalmente coordenada pela National Geographic. E é sobre esta expedição que a Rotas & Sabores publica um exclusivo nesta edição de Dezembro.

Comentários