Céu limpo com poucas nuvens

Sábado | 21 Abril

25C

31

25

Viva Angola < voltar

O que deve ter em conta para preparar a sua viagem

Informações sobre o país

24/03/2009

Se está a pensar conhecer o nosso país, tome nota de algumas informações que o vão ajudar durante a estadia.

A língua oficial é o português mas existem mais de 42 línguas nacionais, sendo as mais faladas, o Umbundo, o Quimbundo (ou Kimbundu) e o Quicongo (ou Kicongo).

Como em todos os locais e países, é aconselhável tomar medidas de precaução no que toca à segurança. Evite locais desconhecidos e pouco movimentados. Não é aconselhável andar a pé nas ruas depois de anoitecer.

Valores

Moeda/Câmbio

A moeda nacional é o kwanza. A moeda Kwanza não tem paridade com o dolar. O valor máximo de saída de divisas é de 15 mil dolares.
A troca da moeda pode ser feita em bancos e casas de câmbio. O horário de funcionamento dos bancos, de segunda a sexta-feira é das 08:00h às 15:00h. A taxa exacta de câmbio deve ser obtida junto do Banco Nacional de Angola.


Compras e gorjetas

Os centros urbanos oferecem mais opções em termos de lojas e feiras com produtos diversos. O horário normal dos estabelecimentos comerciais é:
De Segunda a Sexta: 08:00h – 12:30h e das 14:30h – 18:00h
Sábados: 08:00h – 12:30h
Regra geral o comércio encerra ao Domingo.
As gorjetas não são obrigatórias, mas praticam-se de acordo com a qualidade do atendimento. É boa prática entregar 50 a 200 Kwanzas, consoante o tempo de estacionamento, aos arrumadores de carros.


Artesanato

A aquisição de peças de artesanato, com destino ao exterior, está sujeita a aposição de um selo de origem (100 kwanzas por peça), a efectuar pelo Instituto Nacional de Património Cultural, na Rua Major Kanhangulo, em Luanda.


Alfândega

À chegada a Luanda, o turista pode optar pela via verde, se não tem nada a declarar ou pela via vermelha no caso de ser portador de artigos sujeitos a taxas aduaneiras. Objectos de uso pessoal estão livres de qualquer taxas.
Em caso de levar objectos novos deverá juntar as respectivas facturas e recibos para cálculos das taxas aduaneiras.
Em alternativa deverá ser feita uma declaração da empresa referindo o valor comercial dos objectos.

Transportes

Aeroportos e Portos
O principal Aeroporto Internacional (4 de Fevereiro) é em Luanda. Mas existe uma rede de aeroportos que cobrem todo o território.
Rede de aeroportos principais
Aeroportos nacionais:
- Aeroporto Nacional de Luanda
- Aeroporto de Benguela
- Aeroporto de Cabinda
- Aeroporto de Huambo
- Aeroporto de Lubango

Aeroporto secundário: Luena;
Aeroportos regionais: Dundo; Kuito; Malange; M´Banza Congo; Menongue; Namibe; Ondjiva; Saurimo; Soyo; Sumbe e Uíge;
Aeroportos locais: Porto Amboim; Wako-Kungo; Ambriz; Andulo; Bamba; Jamba; Luau; Kangamba e Nzeto.
Os principais Portos, situam-se em Cabinda, Luanda, Lobito e Namibe.

Transportes
Existem algumas empresas de rent-a-car no país. A rede de transportes públicos nas principais cidades ainda é deficitária.
Para conduzir é necessário a carta internacional ou licença de condução local. A Carta de condução portuguesa é válida por 3 meses. A alternativa é a carta de condução internacional.


Táxis
Os táxis disponíveis em Angola são normalmente colectivos, sendo muito raros e escassos os serviços de táxi particular. É altamente aconselhável recorrer a um rent-a-car com serviço de motorista.
Luanda é uma cidade com elevado tráfego e com muitas das artérias em reconstrução pelo que para deslocações dentro da cidade e arredores, deve contar com demoras no trânsito.

Combustível
Existem várias postos de abastecimento de combustível, mas normalmente com longas filas de espera (podendo por vezes esgotar o combustível am aguns postos). É aconselhável manter sempre o depósito a mais de 50% de capacidade.

Serviços

Serviços
Água e Electricidade
Embora a água seja de razoável qualidade não é aconselhável bebê-la. Existe disponível água engarrafada de boa qualidade. A corrente eléctrica é de 220/240v 50hz. Falhas de corrente e/ou variações bruscas podem ocorrer.


Telecomunicações e Correios
A Empresa Correios de Angola dispõe de balcões nas principais localidades do País. Mas o envio de correio é uma prática pouco comum, sendo normalmente preferida a entrega por mão própria, através dos serviços de estafetas.
Para correio internacional é hábito recorrer a  empresas de correio expresso.
No que diz respeito às telecomunicações, existe uma operadora de rede fixa Angola Telecom, que permite contactos fáceis interna e externamente, seja por telefone, fax ou internet e ainda duas redes de telemóveis Unitel e Movicel
O acesso à Internet pode ser feito a partir dos hotéis e residenciais e em alguns Cyber Cafés, havendo mais opções nos maiores centros urbanos. Ou opte por adquirir uma placa de banda larga móvel junto de um destes operadores.


Chamadas de longa distância
Para uma chamada internacional, marque 00 seguido do código do país e o número de telefone. Para ligar do estrangeiro para Angola marque o código internacional 00, depois o 244 para Angola e o número do telefone.

Vistos

Para entrar no país, o turista deve possuir passaporte e um visto emitido por um Consulado de Angola no país de origem. Para planear a viagem segue a lista de documentos necessários para obtenção de vistos para cidadãos estrangeiros:

Visto Ordinário (Turismo e Visita de Negócios)


Válido inicialmente por 30 dias, podendo ser prorrogado até 90 dias:
1. Ter passaporte com validade de pelo menos seis meses
2. Fotocópia do bilhete de viagem de ida e volta
3. Três (3) fotografias tipo passe
4. Formulários (em duplicado) devidamente preenchidos
5. Carta/convite ou termo de responsabilidade da pessoa ou instituição que assegura a hospedagem. No caso de ser uma pessoa particular ou instituição privada, a respectiva carta/convite ou o termo de responsabilidade deve ser reconhecido pelo Notário Público e legalizado pelo Ministério das Relações Exteriores.
6. Prova de meios financeiros para a subsistência durante o tempo de estadia, (mínimo USD200/dia, sujeito a confirmação junto do Consulado). O extracto bancário pessoal ou do empregador/ patrocinador da viagem será válido para constituir prova bastante.
7. Os honorários a serem pagos são os estipulados pelo consulado/embaixada que emitirá o visto

Saúde

Para entrar no país é necessário apresentar o certificado de vacinas contra a febre-amarela.
Durante a estadia, é aconselhável tomar medidas preventivas contra picadas de mosquitos, susceptíveis de transmitir a malária, bem como, precaução no consumo de água e alimentos, de forma a evitar transtornos intestinais frequentes em zonas tropicais.
No caso de necessidade de cuidados de saúde imediatos, os mesmos podem ser assegurados por hospitais ou por clínicas bem apetrechadas. Existem farmácias em todas as províncias.

Comentários